A Cor do mar muda consoante a força do vento.

O vento ao bater na superfície da água vai fazer pequena ondas, pequenas cristas de água, é chamado “o mar picado” e quando isto acontece a luz solar que é reflectida para os nossos olhos é menor, vem menos luz, ou seja, a água fica mais escura, porque o “espelho” da água não é tão liso como nos dias que não há vento.

Quanto mais vento mais escuro está o mar, até um certo ponto onde se nota mais os carneiros (espumas das cristas levantadas pelo vento). Quando os carneiros feitos pelo vento começam a ser muito grandes chamam-se Cavalos e ai a cor também já não muda.

 

Atenção que quando se lê o mar (através da consulta da escala de beaufort) esta está feita para se ver o mar com o vento de lado, side-shore). Se o vento vier de frente (on-shore) parece estar muito mais vento do que está na realidade porque é mais frio e isso aumenta a sensação de vento e os carneiros (se houverem) são muito maiores do que se forem vistos de lado. Se o vento vier de terra (off-shore) parece muito menos do que está na realidade, é o oposto.

 

Por: Duarte Coelho

NOTA: Todo este manual foi criado originalmente por Duarte Coelho

Informações \ Marcações

Email: kitesurfway@gmail.com

Tlm: (+351) 916 131 947


Nº Cédula de treinador IDP: 35234
Nº RNAAT: 393/2010
Nº de apolice OMT: 85/21393

fpkite logo.png