Como afinar a barra de comando do Kite?

Para afinar a barra tens de detectar dois pontos no cabo de depower, tendo o afinador "fivela de de-power" todo folgado/aberto no máximo de força.

 

Detectar o ponto superior: 

 

Com o Kite no ar, colocando a barra para cima, no cabo de depower, verificar o ponto onde as linhas de direcção começam a não estar em tensão, a partir desse ponto para cima o cabo que existir é desnecessário, considerado cabo a mais. Neste ponto o kite faz a mínima força.

Caso coloques a barra toda para cima e mesmo assim sintas força na barra quer dizer que o cabo de depower está curto e precisas de o alongar. experimenta alonga-lo apenas mais 5 ou 10 cms e volta a testar.

 

Detectar o ponto inferior:

 

O ponto inferior é detectado quando se puxa a barra para baixo e o kite fica a fazer o máximo de força e quase suspenso pelas linhas de direcção. Nos kites com menos estrutura o k acontece é que têm tendência para ficarem todos "abertos", esse é o ponto máximo de força, a partir do qual pode entrar em back stall "cair para trás" se o vento for fraco, se este ponto acontecer ainda tendo a barra mais cabo para baixo, esse cabo o depower que está abaixo da barra é cabo a mais e pode-se cortar ou encortar.

Caso coloques a barra em baixo e o kite não faça muita força quer dizer que o vento está fraco ou então que o cabo está curto e precisas de o alongar 5 ou 10 cms. depois de o alongares volta a testar.

 

Depois de detectar estes dois pontos com a afinação no máximo (toda aberta) e encortares ou alongares o cabo de depower consoante a necessidade, tens a barra afinada.

 

Afina o teu kite com a ajuda de alguém que saiba fazer kite e te possa ajudar a levantar e baixar o kite em segurança.

Boas afinações.

 

Por: Duarte Coelho

NOTA: Todo este manual foi criado originalmente por Duarte Coelho

 

Informações \ Marcações

Email: kitesurfway@gmail.com

Tlm: (+351) 916 131 947


Nº Cédula de treinador IDP: 35234
Nº RNAAT: 393/2010
Nº de apolice OMT: 85/21393

fpkite logo.png