Como ver se há condições para a prática do kitesurf.

O vento (movimentação de ar á superfície) transmite-nos muita informação directa e/ou indirectamente através de fenómenos naturais, que acontecem na zona em causa.


Como posso saber, antes de pôr o kite a voar, se há condições e se o vento está forte de mais para o meu kite?

 

Para saber a força do vento que está a soprar numa determinada zona, temos varias hipóteses:

A primeira que temos de ver é a direcção do vento, se é segura ou não.
Se a direcção é segura para voar o kite, temos 5 hipoteses:

1º Usar um anemómetro (aparelho que mede o vento) e ver se está dentro do limite máximo da minha asa. Quanto mais pequena for a asa, mais vento aguenta. Atenção: o vento acelera/aumenta junto ás falésias ou dunas, por isso se a medição é feita nessas zonas o vento junto ao mar é mais fraco.

2º Usando a técnica de relançamento com ajuda. A pessoa que nos ajuda, põe o kite na posição certa para levantá-lo, num dos cantos da janela de vento, larga o kite para ele começar a voar e mantendo o kite abaixo dos 45 graus, sentir se o kite começar a traccionar se puxarmos a barra até meio do depower e se me arrastar, quer dizer que está forte demais e devemos puxar a segurança ou pedir à pessoa para segurar novamente no kite.

Ler o mar (através da consulta da escala de beaufort, que está feita para se ver o mar com o vento de lado, side-shore). Atenção a esta leitura porque depende muito da direcção do vento. Se o vento vier de frente (on-shore) parece estar muito mais vento do que está na realidade e se o vento vier de terra (off-shore) parece muito menos do que está na realidade.

Ler o ambiente á volta e senti-lo na cara: se as bandeiras mexem/abanam com velocidade, se as folhas e ramos das arvores mexem, se a areia levanta. A partir desses fenómenos tentar correspondê-los a uma determinada força de vento e ver se essa força está dentro do Wind-range da asa (intervalo de força de vento, onde a minha asa pode voar). Não é fácil mas com experiência vai apurando este sentido para ler e sentir o vento. Por exemplo quando o vento lateral começa a levantar a areia, quer dizer que está bastante forte para o kite, geralmente acima dos 25/30 nós de vento (depende da grossura da areia, areia mais fina levanta mais cedo, com vento mais fraco)
 

Ver se há outros kites a voar e observar qual o tamanho deles, qual o comportamento dos kiters (se estão a navegar naturalmente e sem esforço e se são experientes, tentar falar com eles e perguntar como está o vento. Esperar pelo menos 10 minutos e ver durante esse tempo se as condições se mantêm.

 

Por: Duarte Coelho

NOTA: Todo este manual foi criado originalmente por Duarte Coelho

Informações \ Marcações

Email: kitesurfway@gmail.com

Tlm: (+351) 916 131 947


Nº Cédula de treinador IDP: 35234
Nº RNAAT: 393/2010
Nº de apolice OMT: 85/21393

fpkite logo.png