Influência do tamanho do kite na navegação

Para que o rider saiba qual o tamanho do kite que deve voar num determinado momento/dia, tem de ter noção de:

 

-Amplitude do Kite que tem ou que pretende utilizar,

-Força do vento (medindo-a através dum anemómetro ou, caso tenha experiência de mar, analisando o aspecto do mar, relacionando-o com a escala de Beaufort.)

-Sua própria experiência e controlo do kite. Caso seja inexperiente convem que voe o kite com vento fraco.

 

As Condições de Vento para fazer kitesurf, considerando um Kitesurfista de nível médio; com 75 kg de peso; prancha média (140 cms de comprimento); e com um kite de 10 Metros são:

 

Fracas condições: de 5 a 12 nós

Boas condições: de 13 a 17 nós

Condições exigentes: 18 a 22 nós

Condições extremas: 23 a 30 nós

 

Quando as condições estão boas, ou seja, quando o kite está dentro da sua amplitude de vento, é fácil, seguro e confortável subirmos e descermos ao vento e saltarmos com a prancha nos pés.

Nota que à medida que o kitesurfista vai evoluindo, a amplitude de vento que consegue aguentar duma forma mais ou menos confortável vai aumentando tanto para cima como para baixo, ou seja, um rider de nível avançado consegue navegar desde os 10 até aos 30 nós, dentro do caso especificado. 

 

Atenção:

Se o kite estiver com pouca força (under-power) para o vento que se está a sentir, terá que se remar o kite em forma de 8 com mais velocidade, e arribar um pouco para se manter em cima da prancha.

 

Se o kite estiver a fazer muita força (over-power / quando o kite é grande demais para o vento que está), terá que deixá-lo mais na lateral da janela, sem o remar, parado aos 45º, cravando a prancha com mais força no calcanhar do pé de trás. Se mesmo assim é díficil manter o controlo, o melhor é ir para terra e baixar o kite pedindo ajuda ou puxando a segurança do chicken loop e mudar de kite para um tamanho mais pequeno.

 

Por: Duarte Coelho

NOTA: Todo este manual foi criado originalmente por Duarte Coelho

Informações \ Marcações

Email: kitesurfway@gmail.com

Tlm: (+351) 916 131 947


Nº Cédula de treinador IDP: 35234
Nº RNAAT: 393/2010
Nº de apolice OMT: 85/21393

fpkite logo.png