Referências, direcções e modos de Navegação com kite

Pontos e zonas de referência:

 

Down-wind ou Sotavento:

Termo que se usa para identificar a posição de alguém ou qualquer objecto que esteja “abaixo” de nós em relação á origem do vento, ou seja mais longe do que nós em relação à zona de onde vem o vento.

 

Up-wind ou Barlavento:

Termo que se usa para identificar a posição de alguém ou qualquer coisa que esteja “acima” de nós em relação á origem do vento, ou seja, ou seja mais perto do que nós em relação à zona de onde vem o vento.

 

 

Direcções da navegação:

 

Arribar ou Descer ao vento:

Quando a navegação se faz no sentido do vento, ou seja, para down-wind, a favor do vento. É a técnica mais fácil com pouco vento.

 

Orçar, Bolinar ou Subir ao vento:

Quando a navegação se faz contra o vento, ou seja, para up-wind. É a navegação que exige mais técnica por parte do rider quando o vento está fraco/médio e é mais fácil quando o vento está forte.

 

Manter a linha ou Cruzar o vento:

Quando a navegação é perpendicular à direcção do vento, desta forma conseguimos ir e voltar para o mesmo lugar de onde saimos para dentro de água.

 

 

Cada kite deve voar entre uma determinada amplitude de vento (wind range): 

 

Quando o Kiter está Under-power (pouca força por parte do kite):

Quando o rider não consegue bolinar com a prancha. Para o kite fazer alguma força tem de permanecer perto do centro da janela, na zona de força. É o voo mais seguro, porque o kite exerce pouca força. Neste caso o Kiter deve usar um kite maior.

 

Quando o Kiter está Over-power (excesso de força por parte do kite):

Quando o rider tem dificuldade em bolinar por excesso de força e dificuldade em manter uma navegação constante e confortável devido ao excesso de força que o kite exerce para o seu peso corporal.

Neste caso o rider sente o excesso de força quando é arrastado em direção ao kite, mesmo estando com o kite no arco neutral, zona esta dentro da janela onde o kite faz menos força. Nesta situação o rider deve usar um kite mais pequeno.

 

Exemplo: Um kiter com 75 kilos com alguma experiência e com um vento de 16 nós de vento:

Se usar um kite de 5 metros está underpower e se usar um de 15 metros está overpower. O ideal é usar um de 10 metros para este vento de 16 nós.

 

Por: Duarte Coelho

Informações \ Marcações

Email: kitesurfway@gmail.com

Tlm: (+351) 916 131 947


Nº Cédula de treinador IDP: 35234
Nº RNAAT: 393/2010
Nº de apolice OMT: 85/21393

fpkite logo.png