Perguntas e Resposta mais frequentes:

 

É preciso ter muita força de braços?

 

Não. Através do uso do arnês, a força do kite é transferida para este e desta forma apenas se precisa de alguma força de braços para controlar a

direcção do kite através da barra de comando. 

 

Posso ter uma aula antes de me inscrever nalgum curso?
As aulas tem início depois do pagamento das mesmas, desta forma poderá apenas assistir a uma aula de qualquer nível do curso de modo a poder optar pela iniciação.



Qual é a duração de cada aula?
Geralmente a duração das aulas é de 1 hora e 30 minutos, sendo que o aluno pode fazer mais de 1 aula por dia caso tenha condições físicas para tal e as condicoes meterologicas o permitam . Se não houver condições para a prática, a aula será marcada para o próximo dia do plano do curso.

É preciso ter alguma preparação física?
Não precisa de ter nenhuma preparação física específica, apenas bom estado de saúde e saber nadar com segurança. Como em qualquer desporto que se inicia, quanto melhor estiver fisicamente mais fácil será iniciar a pratica.

É complicado fazer kitesurf?
Não. O kitesurf é um desporto onde se utiliza um grande papagaio “kite” para traccionar o individuo através de um plano de água, com o uso de prancha. Deste modo a base deste desporto é principalmente o domínio do kite em conjugação com a prancha. Relativamente ao surf e ao windsurf é bastante mais fácil e mais rápido evoluir.

Quais os limites de idade e de peso?
Mínimo 12 anos e o máximo depende das condições de saúde do aluno; o limite mínimo de peso é 45 kilos e o máximo é 110 kilos. Não há limites de estatura.

Poderei ter aulas só ao fim de semana?
Sim. Poderá tirar o curso apenas aos fins-de-semana. Quanto mais regular e consistente for na prática deste desporto, melhor e mais rápida será a evolução.

Mudanças de escola implica mudança de método de aprendizagem?
As escolas certificadas FFVL ou IKO utilizam o mesmo método de ensino, podendo ter algumas variantes consoante o instrutor, mas a base é a mesma.
No curso completo para grupos, qual o número mínimo de pessoas para o grupo? Se não tiver um grupo, não há qualquer problema, porque o instrutor insere-o num grupo já existente, estejam ou não os elementos do grupo com o mesmo nível.

Quais são os músculos que mais vou utilizar?
Geralmente no início os alunos gastam mais energia e utilizam mais músculos do que o necessário e ao longo do curso vão sentir a necessidade de “poupar” energia e certos músculos que são os mais utilizados: Grande dorsal, bicípite, abdominais e quadricipite.

É um desporto perigoso?
Como todos os desportos, se levados ao extremo podem ser perigosos. O kitesurf é um desporto que deve ser praticado com condições meteorológicas favoráveis e dentro do limite de cada kite. Faz parte do ensino do curso conhecimentos de meteorologia e de normas de segurança que regulam o kitesurf.

Pode-se praticar em todas as praias?
Não. Em termos legais, durante a época balnear apenas se pode praticar em praias exclusivas para este desporto. Fora da época balnear pode-se praticar em todas as praias desde que estejam de acordo com algumas regras de segurança, regras estas aprendidas durante o curso em escolas com instrutores certificados.

 

Ver as condições da Kitesurfway aqui

Informações \ Marcações

Email: kitesurfway@gmail.com

Tlm: (+351) 916 131 947


Nº Cédula de treinador IDP: 35234
Nº RNAAT: 393/2010
Nº de apolice OMT: 85/21393

fpkite logo.png