Aquecimento e alongamento no Kitesurf?

O aquecimento antes e o alongamento depois, esta é a Regra base.

O Kitesurf exige alguma disponibilidade física para certos movimentos que fazemos em cima da prancha e fora da prancha dentro de água e para que estejamos bem preparados e estejamos com o nosso rendimento muscular óptimo é preciso os músculos estarem preparados para a acção em termos de força e amplitude articular e para restituir e relaxar os músculos depois do exercício.

O que vou explicar a seguir aplica-se a quase todos os desportos que envolvem acção muscular, porque existem outros que o objetivo é estar relaxado sempre e concentrado na sensibilidade e não propriamente na força, como o tiro por exemplo.

Antes de fazer kitesurf ou outro desporto do genero é preciso activar o tónus muscular que é a capacidade ou o estado do muscular para a contração voluntária. Depois de um bom aquecimento o tónus muscular fica alto ou activo, depois de um bom alongamento o tónus muscular fica baixo ou inactivo.

No curso completo de kitesurf da Kitesurfway vamos começar a dar muito mais importância aos aquecimentos e aos alongamentos.

O bom aquecimento como o nome indica é aquecer os músculos e prepará-los para a acção, e COMO?

1º dar uma corrida ligeira de cerca de 3 minutos.

2º fazer movimentos corporais com pernas e braços para que as articulações mais usadas no kitesurf possam ir ao seu limite mas sem esforço, apenas para a pessoa perceber que se for exigida essa articulação, ela está preparada para tal, sentindo que o musculo está solto mas com tónus.

ATENÇÃO!

- NUNCA alongar mais do que 20 segundos antes do exercício pois o que acontece é que quando a articulação está na sua amplitude máxima, o cérebro envia uma mensagem ao musculo para ele contrair, e se mantivermos essa amplitude máxima sem contrair o musculo, o cérebro passado esses 20 segundos deixa de enviar a informação para ele contrair e ai começa o alongamento real, começa o musculo a relaxar e a perder o tónus muscular e se aseguir ao alongamento for exigido muita força muscular através desse músculo, pode haver uma rotura e uma lesão muscular ou mesmo articular.

Então os alongamentos no Kitesurf devem ser feito depois do exercício e ai sim devem alongar para aumentar a flexibilidade e relaxar para restaurar mais rapidamente as fibras musculares.

Vou fazer um video com o aquecimento ideais para o KItesurf que vão ser feitos nos cursos da Kitesurfway.

O Alongamento ideal podes ver aqui no video. Esta postura alonga todos os músculos principais que são exigidos no kitesurf e pode ser feito em casa para que se aumente realmente a flexibilidade.

Até breve,

Duarte

Recent Posts
Follow Us
  • Facebook Classic

Informações \ Marcações

Email: kitesurfway@gmail.com

Tlm: (+351) 916 131 947


Nº Cédula de treinador IDP: 35234
Nº RNAAT: 393/2010
Nº de apolice OMT: 85/21393

fpkite logo.png