Afinar a barra de comando

Como afinar uma barra para qualquer kite.


Premissas:


1 - Esta afinação é feita em voo estático onde o rider está parado no solo, sem se deslocar.


2 - O ângulo de incidência mínimo e máximo de um kite em relação ao vento linear horizontal, chamado geralmente por ângulo de depower, é um angulo com uma determinada amplitude e esta amplitude nada tem a ver com a barra, nem com o tamanho do cabo de depower da barra desse kite, no entanto a barra pode estar a bloquear a performance do kite se não estiver afinada para o kite em questão.


3 - Qualquer kite funciona com qualquer barra, desde que esta ultima esteja afinada para o kite em questão.


4 - O ângulo de depower de um kite corresponde a um tamanho especifico de cabo de depower.


5 - Para o mesmo tipo de kite, quanto maior o ângulo de depower maior é a variação entre o mínimo e o máximo de força que o kite pode fazer.


6 - Para o mesmo tipo de kite, quanto mais ângulo de depower tem um kite, maior deve ser o tamanho do cabo de depower, para o kite poder voar com todo o seu potencial.


7 - Para ventos acima dos 12/14 nós de velocidade, qualquer kite consegue voar na sua máxima variação de ângulo, ou seja, o kite consegue voar com a barra toda para cima, fazendo a mínima força e consegue também voar com a barra toda para baixo, fazendo a máxima força, isto estando a voar com uma barra afinada para o mesmo.


8 - Para ventos abaixo dos 10 nós, os kites ficam com a sua variação de ângulo comprometida, em relação ao máximo ângulo de depower (barra toda para baixo). Dito por outras palavras, com vento abaixo dos 10 nós, a variação do ângulo de depower fica reduzida e quando mais fraco é o vento menos variação consegue ter o kite para permanecer a voar, ou seja, consegue continuar sempre a voar com a barra para cima, mas quanto menos vento existe, menos ângulo consegue aguentar, menos se pode puxar a barra, e se se puxar a barra toda para baixo à procura de força, corre-se o risco do kite entrar em back stall e para evitar isto, é aconselhável puxar o cabo afinador da barra para reduzir o angulo de depower quando a barra está toda para baixo.


9 - Quando se afina uma barra para um kite de 12 / 14 metros, essa barra serve para kites mais pequeno, do mesmo tipo, mas o oposto não é verdade, porque os kites mais pequenos vão ter tamanhos de cabos de depower mais pequenos e isso vai limitar os ângulos de depower dos kites maiores.


Para afinar a barra:


Para afinar uma barra esta deve ter um cabo de depower com mais de 60 cms para se poder descobrir os limites do ângulo do depower.


Descobrir o ângulo mínimo de um kite:


Descobre-se colocando o kite a voar no zenith (às 12 horas) com vento acima dos 12 / 14 nós, puxando o cabo do afinador todo para baixo (mínima força) e puxando a barra toda para baixo e ir movendo devagar a barra para cima até se perceber qual o ponto onde as linhas direcionais já não estão a fazer força, ou seja, quando se deixa de sentir força na barra, logo no momento antes das linhas de direção ficarem soltas.


Descobrir o ângulo máximo de um kite:


Descobre-se colocando o kite a voar no zenith (às 12 horas) com vento acima dos 12 / 14 nós, puxando a barra toda para baixo até o kite entrar em back stall. O ponto máximo de força é exactamente antes de entrar no back stall.


No geral quanto maior o kite maior é a variação de ângulo de depower e por isso maior tem de ser o cabo de depower para tirar o máximo proveito do voo do kite.


Sabendo o ponto mínimo e máximo do ângulo de depower na barra de comando, já temos possibilidade de afinar o kite no seu máximo potencial (podendo usar a mínima e a máxima força), porque já sabemos qual o tamanho do cabo de depower para este kite.


A parte prática da afinação em si tem de ser com um vídeo, no entanto vou explicar já qual a afinação da maior parte dos kites que vê de fabrica, porque eles já vêm quase todos iguais.


Sabendo já o tamanho do cabo de depower para determinado kite, esse tamanho deve ser o tamanho que temos na nossa barra. Então esticamos as linhas, prendemos a ponta das linhas num ponto fixo, agarramos na barra com as linhas todas esticadas, abrimos o afinador todo (como se fosse para dar a máxima força ao kite), agarramos só na barra com as duas mãos uma de cada lado de forma a termos o cabo de depower também esticado à frente da barra e nesta configuração com o quick release junto à barra, as 4 linhas devem estar perfeitamente esticadas com a mesma tensão. Se houver uma ou 2 mais esticadas que as outras, deve-se acrescentar um pequeno pedaço de cabo no fim das linhas que estão mais esticadas, para elas as 4 ficarem com a mesma tensão.


Qualquer dúvida contacta-me.

Duarte Coelho



Recent Posts
Follow Us
  • Facebook Classic

Informações \ Marcações

Email: kitesurfway@gmail.com

Tlm: (+351) 916 131 947


Nº Cédula de treinador IDP: 35234
Nº RNAAT: 393/2010
Nº de apolice OMT: 85/21393

fpkite logo.png